Esperanza Spalding

| sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
Aos cinco anos de idade ela já se dedicava às aulas de violino, atividade que praticou com fervor até os 15. Nesta mesma época, começou a apresentar pequenos pocket-shows com contrabaixo, mesmo sem saber tocar o instrumento direito. Hoje, com apenas 27 anos, ela está em seu terceiro trabalho solo, “Chamber Music Society”, lançado em 2010. E foi este álbum que lhe rendeu o Grammy de Artista Revelação deste ano, desbancando nomes muito mais prováveis de abocanhar o prêmio, como o ídolo teen Justin Bieber e a cantora inglesa Florence Welch, do grupo colaborativo Florence and the Machine.

Com uma carga jazzística de fazer inveja a muito veterano, Esperanza ainda se aventura – e se sai muito bem – pelas músicas cubana, argentina e principalmente brasileira. Prova disso são as bem executadas regravações de “Inútil Paisagem”, de Tom Jobim, e "Ponta de Areia", de Milton Nascimento. Milton, aliás, faz uma participação em “Chamber...”, na faixa “Apple Blossom”, em um dueto impecável.

Capa do disco que lhe rendeu o Grammy de artista revelaçãoCapa do disco que lhe rendeu o Grammy de artista revelação
Sua voz consegue transitar sem maiores percalços entre o suave e o visceral, dependendo do apelo emocional de cada canção. E toda essa diversidade vocal é acompanhada por belíssimos arranjos de cordas efetuados pelos músicos Entcho Todorov, Lois Martin e David Eggar, que são encarregados do violino, viola e violoncelo, respectivamente.

Ao longo das onze músicas que compõem o último álbum – sete são de sua autoria –, a monotonia passa longe. Com o clima intimista característico do jazz, o disco consegue passar, ainda, sensações de delicadeza, tensão, paixão e dor de maneira sincera e natural. Destaque para a regravação de “Wild is the Wind” – que já teve versões nas vozes de David Bowie, Nina Simone e Cat Power –, que é de tirar o fôlego de qualquer um.

Outras canções que merecem destaque são “Knowledge of Good and Evil”, que mostra a forte influência da bossa nova em sua música; a melancólica “Winter Sun”; e “Really Very Small”, que evidencia o poder da voz da cantora.

Assista a versão de Esperanza para "Ponta de Areia", de Milton Nascimento:





Essa matéria é uma cópia integral do site www.colheradacultural.com.br
escrita por Caru Ares - 16 de fevereiro de 2011
link da matéria http://colheradacultural.com.br/content/20110216085230.000.8-N.php
Twitter @colherada

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e ajudarem a divulgar!