Marcus Miller

| terça-feira, 30 de novembro de 2010
Marcus Miller, nasceu em Brooklyn (New York) em 1959. Educou-se no seio de uma grande família musical, dado que seu pai era organista na igreja e director do coro, circunstância que lhe influo muito desde muito temporã idade, mostrando uma precoz afinidad por todo o tipo de músicas. Com 13 anos tocava com habilidade o clarinete, o piano e o baixo, e dava seus primeiros passos na composição de música. Inclinou-se pelo baixo eléctrico e aos 15 anos já trabalhava de maneira regular pelo clube de Nova York em vários grupos.

Marcus Miller, passou nos seguintes anos muito solicitado como músico de sessão nos estudos de gravação de Nova York, trabalhando com Aretha Franklin, Roberta Flack, Grover Washington Jr., Bob James e David Sanborn, entre alguns outros. Em 1981 uniu-se à banda do que era seu ídolo desde a infância, o trompetista, Milhares Davis, com quem permaneceu dois anos. Marcus alternaba a produção discográfica com as actuações ao vivo com diferentes artistas e com "The Jamaica Boys" banda de R&B que co-liderou um par de anos, gravando dois discos com eles. Naquela época, dedicava toda sua atenção à produção discográfica, sendo sua primeira grande produção o álbum "Voyeur" para David Sanborn, em 1980, que lhe mereceu a este um prêmio Grammy, começando assim uma estreita e duradoura colaboração entre ambos músicos que continuou com a produção, anos mais tarde de outro álbum de grande sucesso: "Close Up" (Reprise, 1988); "Upfront" (Elektra, 1992); e "Inside" (Elektra, 1999), ganhador de outro Grammy no ano 2000.

Em 1986, Marcus Miller, voltou a colaborar com Milhares Davis, produzindo-lhe o extraordinário álbum "Tutu", um dos discos emblemáticos da etapa eléctrica de Milhares. Após muitos anos de trabalhar como produtor e músico de sessão, Miller publicou em 1993, seu primeiro álbum a seu nome titulado: "The Sun Dom’t Envolva" com uma regular acolhida. No entanto ao ano seguinte se resarciría publicando "Tais" uma paisagem colorista da evolução da música negra. Em 1997 publicou para GRP o directo "Live And More" um concerto extraordinário e na entrada do terceiro milénio, sacou à luz seu álbum "M2". (JVC Japan, 2001).

Nos últimos anos, Miller, tem ocupado seu tempo profissional na composição de música para o Cinema. Suas têm sido as bandas sonoras dos filmes : "House Party" e "Boomerang" com Eddie Murphy , "Siesta" com Ellen Barkin; "Ladies Man" com Tim Meadows e "The Brothers" com Morris Chestnut e D.L. Hughley. Também compôs e produziu a exitosa canção "Old School Dá Butt" para a banda sonora do filme "School Daze", do excelente director, Spike Lê. Marcus Miller, contínua na actualidade sua incesante tarefa de acercar à música de jazz, os surpreendentes sons de seu baixo eléctrico.

Em 2007 tem apresentado "Thunder" junto com outros dois bajistas: Victor Wooten e Stanley Clarke. Os três iniciaram em 2008 uma gira que começou em EE.UU. e finalizou o 31 de outubro em Almería (Espanha).

Discografía

Período Solista (1982 - presente)

Em conjunto com David Sanborn (1975-2000)

Em conjunto com Milhares Davis (1980-1990)

Na banda The Jamaica Boys (1986-1990)

Outras participações

  • 1984 Jean Michel Jarre - Zoolook
  • 2007 Stanley Clarke, Victor Wooten, Marcus Miller (S.M.V.)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar e ajudarem a divulgar!