Era o primeiro filho, dos três filhos, do casal John Francis Pastorius II, que era baterista e Stephanie Katherine Haapala.
Ainda muito jovem, entretanto, mudou-se para Fort Lauderdale, na Florida. Entre outras curiosidades não muito conhecidas, Pastorius foi coroinha no Colégio Católico St. Clement, em Wilton Manors, cidade próxima de Fort Lauderdale, dentro do condado de Broward.
O apelido "Jaco" tem origem em sua ligação com o esporte. Como o apelido de seu pai era Jack, começaram a chamá-lo de Jacko, em referência ao lendário jogador de beisebol, Jocko Colon. Quando o pianista francês Alex Darqui escreveu um recado para Pastorius, utilizou a grafia JACO. Pastorius gostou então dessa forma de soletrar seu apelido e adotou a partir de então: Jaco.
Além de seguir os passos de seu pai como baterista, Pastorius era fã de esportes, e jogava beisebol, basquete e futebol americano desde jovem. Em uma partida de futebol americano, sofreu um acidente onde quebrou seu pulso esquerdo, comprometendo a agilidade como baterista. Nessa época, tocava bateria no conjunto Las Olas Brass. David Neubauer, então baixista do Las Olas, saiu do grupo, permitindo então que Pastorius assumisse sua posição, por volta de 1970. O Las Olas brass fazia covers de Aretha Franklin, Otis Redding, Wilson Pickett, James Brown.
Segundo as próprias palavras de Pastorius, suas principais influências musicais foram: " James Brown, The Beatles, Miles Davis, e Stravinsky, nessa ordem." Além desses, Jaco cita outros nomes como Jerry Jemmott, James Jamerson, Paul Chambers, Harvey Brooks, Tony Bennett, Sinatra, Duke Ellington, Charlie Parker, e cita com especial atenção o nome de Lucas Cottle, um desconhecido baixista neo-zelandês que tem algumas gravações ao lado de Pastorius.
Em 1974, começou a tocar com Pat Metheny, hoje uma lenda viva da guitarra, chegando a gravar um álbum juntos, "Jaco" (1974), o primeiro cd da carreira do baixista, diferente do que se pensa. Em 1976, Jaco gravou seu segundo álbum, produzido pela Columby Productions - Epic, instantaneamente reconhecido como um clássico no cenário jazzístico da época. Foi então convidado a fazer parte do Weather Report, onde gravou em 1977 o álbum Heavy Weather, indicado ao Grammy e um dos álbuns de fusion mais famosos de todos os tempos.
Ainda em 1976, Jaco gravou o álbum Bright Size Life, disco de estréia de Pat Metheny, considerado "marco zero" na história do jazz fusion. De 1976 é também o álbum Hejira, da cantora e compositora Joni Mitchell, com Jaco numa excepcional performance.
No início da década de 80, Jaco aprofundou-se em um projeto solo, acompanhado de metais, e o desejo de conduzir uma big band com as linhas de baixo deu origem a banda Word of Mouth, que lançou em 1981 um disco homônimo, distribuído pela Warner. O disco explodiu de costa a costa nos Estados Unidos, com performances virtuosas de Herbie Hancock, Wayne Shorter e Peter Erskine.
O ano de 1984 marca o início do declínio desse gênio dos graves, e após a dissolução da Word of Mouth, cortado da Warner, Jaco produz o material de Holiday for Pans, juntamente com Othelo Molineaux (steel drums), disco que não chegou a ser lançado, pois Jaco não conseguira um contrato com nenhuma distribuidora. Os originais foram roubados e recuperados posteriormente, mas o material já não poderia ser totalmente aproveitado. Um recorte de Holiday for Pans, renomeado de Good Morning Anya, foi incorporado a coletânea Jaco Anthology Punk Jazz, lançada pela Rhino Records, em 2003.
Jaco utilizava baixos Fender Jazz Bass 62. Seus dois baixos foram roubados em 1986, e nunca foram recuperados. Para algumas faixas, utilizava um efeito "flanger". Utilizava bastante alternância entre os captadores da ponte e do braço, equilibrando o timbre que desejava utilizar. Certo dia, Jaco resolveu arrancar os trastes de seu baixo elétrico. Não inventou o baixo fretless (ampeg aub 1 1966) mas foi o primeiro a tocar com a precisão de um violoncelista, inovando a técnica e ampliando as possibilidades. Ou, como disse um crítico, trouxe maturidade ao instrumento.
Na metade da década de 80, Pastorius começou a apresentar problemas mentais, e sintomas do chamado distúrbio bipolar, síndrome de pânico e depressão, relacionada ao uso excessivo de drogas e álcool. Esse distúrbio tornou-o mundialmente famoso por seu comportamento exagerado e excêntrico, para não dizer bizarro. Certa vez, quando se apresentavam em Tóquio, foi visto completamente nu e aos gritos sobre uma moto em alta velocidade. Suas performances como instrumentista também mudaram, seu gosto pelo excentrismo e pelas dissonâncias se tornou exagerado e de certa forma incompreensível. Jaco passa a tocar em clubes de jazz em Nova York e na Flórida, tendo caído no conceito popular e transformado-se na "ovelha negra" do meio musical-jazzístico da época.
O trágico fim de John Francis Anthony Pastorius III inicia-se em 11 de Setembro de 1987. Após um show de Carlos Santana, se dirige ao Midnight Bottle Club, em Wilton Manors, Florida. Após ter um comportamento exibicionista e arrogante, entra em uma briga com o gerente do clube, chamado Luc Havan. Como resultado da briga, sofre traumatismo craniano e entra em coma por dez dias. Depois que os aparelhos foram retirados, seu coração ainda bateu por três horas. A morte do mais ilustre contrabaixista de todos os tempos data de 21 de setembro de 1987, aos 36 anos e dez semanas. Foi enterrado no cemitério Queen of Heaven, em North Lauderdale.
Uma das maiores homenagens prestadas a ele, foi registrada pelo lendário trompetista Miles Davis, que gravou a música Mr. Pastorius, composição do baixista Marcus Miller, lançada no álbum Amandla.
Discografia
1974
Litlle Beaver: Party Down
Paul Bley: Jaco
1975
Pat Metheny: Bright Size Life
Ira Sullivan: "Portrait of Sal A Rosa" a Ira Sullivan
1976
Jaco Pastorius
Weather Report: “Cannon Ball” e “Barbary Coast” a Black Market
Joni Mitchell: “Coyote”, “ Hejira”, “Black Crow” e “Refuge of the Roads” a Hejira
Ian Hunter: All-American Aliam Boy
Albert Mangelsdorff: Trilogue-Live!
Ao Di Meola "Suite: Golden Dawn" a Land of the Midnight Sun
1977
Weather Report: Heavy Weather
Joni Mitchell: Don Juan's Reckless Daughter
Airto: "Nativity" a I'm Fine, How Are You
1978
Weather Report: Mr. Gone
Herbie Hancock: "Good Question" a Sunlight
Tom Scott: "Lost Inside the Love of You" a Intimate Strangers
Flora Purim: Everyday Everynight
Cockrell & Santos: "E Tried It All" a New Beginnings
1979
Weather Report: 8:30
Weather Report: Havana Jam E & II
Joni Mitchell: Mingus
Joni Mitchell: Shadows and Light
Michel Colombier: Michel Colombier
1980
Weather Report: Night Passage
Herbie Hancock: "4 a.m." a Mr. Hands
1981
Word of Mouth
The Birthday Concerto
1982
Weather Report: Weather Report
Bob Mintzer: "E Don't Know" e "Spiral" a Source
1983
Invitation
1984
Randy Bernsen: "Olde Hats" e "Windsong" a Music for Planets, People and Washing Machines
1985
Brian Melvin: Night Food
Deadline: "Makossa Soul" a Down by Law
Jimmy Cliff: "Brown Eyes" a Cliff Hanger
1986
Mike Stern: "Mood Swings" a Upside Downside
Brian Melvin: Jazz Street
Brian Melvin: Nightfood
Brian Melvin: Standards Zone
Bireli Lagrene: Stuttgart Aria
Bireli Lagrene: Live in Italy
Randy Bernsen: "Swing Thing" e "Califoric" a Mo' Wasabi
1988
Randy Bernsen: "Paradise Citizens" a Paradise Citizens
Videografia
Joni Mitchell: Shadows and Light (1979), Warner Bros.
Live at Montreal Jazz Festival (1982), ITM/Jazz Door
Moderno Electric Bass (1986), Warner Bros.
Bibliografia
BOBBING, Bob (2002) Portrait of Jaco: The Early Years 1968-1978, Holiday Park Lembranças, Davie, Flórida. (CD + llibret)
MILKOWSKI, Bill (1995) Jaco: The extraordinary and tragic life of Jaco Pastorius, Backbeat Books, San Francisco
Guitar Player, Agosto 1984
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar e ajudarem a divulgar!